Este exame tem como objetivo mostrar toda arcada dentária de uma só vez, de forma que permite a visualização óssea da maxila e da mandíbula, bem como parte da articulação temporomandibular, do nariz e dos seios maxilares. Também chamada de ortopantomografia, a Radiografia Panorâmica é considerada um exame extrabucal, ou seja, no qual o filme e o aparelho de raios X e o sensor ficam fora da boca do paciente.
O paciente é posicionado com um apoio para o queixo e um objeto plástico inserido na boca para que a mordida se mantenha aberta. Dessa forma, o aparelho projeta, por meio da boca, um feixe sobre o detector, que gira em sentido contrário ao tubo de raios –X, coletando as imagens.
Sim, inclusive possui um grande número de indicações, como na fase inicial de troca dos dentes para a realização de diagnóstico de possíveis alterações, em caso de traumas (quedas ou tombos na boca e nos dentes), alterações envolvendo maxila, mandíbula e tratamentos ortodônticos.
Além de ser um exame comum antes de tratamentos com aparelho ortodôntico, é indicado para verificar a
existência de anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções, tumores e outros.
A CEDT é 100% comprometida com a qualidade dos exames radiográficos, laudos e na busca de ferramentas e soluções que melhoram a maneira de fazer diagnóstico.
WhatsApp CEDT